O desafio de final de ano , é uma Nut Brown Ale, seguindo o detalhe a ser feita com nozes e amêndoas. O estilo, segundo o BJCP, é simplesmente uma English Brown Ale. Várias cervejas desse estilo adquirem o “Nut” do próprio malte, com uma presença muito, mas muito discreta.
Não foi fácil idealizar uma receitas com essas especiarias. Pesquisamos e encontramos duas dicas do estilo na literatura estrangeira. A primeira no livro “Radical Brewing”, do Randy Mosher, e outra no livro “More Homebrewing Favorites”. As quantidades estavam bastante discrepantes. A receita do Randy Mosher tem uma xícara de nozes ou nozes pecan levemente tostadas (algo em torno de 100g), enquanto que a do “More Homebrewing Favorites” tem 680g de pistache e 680g de nozes pecan, pesadas com casca.
Resolvemos usar as pesadas sem casca.
- 140 gr de nozes
- 140 gr de nozes pecan
- 100 gr de amêndoas
A composição de maltes foi
- 70% de Pílsen
- 10% de Melanoidina
- 8% de Briess Special Roast
- 5% de Aveia em flocos tostada
- 4% de malte kiln coffee
- 2% de caraaroma
- 1% de malte chocolate inglês
Dimencionamos os volumes para uma leva de 30 lts. Na verdade, foram 38 lts ao final da fervura, o que diluiu um pouco o efeito das especiarias. Coloamos 46 lts para fermentar.
As nozes e amêndoas foram quebradas e levemente tostadas para apurar o sabor, conforme sugestão no livro do Randy Mosher.
Em seguida foram trituradas e adicionadas à brassagem, na fase de sacarificação, junto com os maltes.
A aveia foi tostada em forno médio por aproximadamente 1,30 hs.
A OG ficou em 1.055 e a lupulagem foi basicamente de amargor, para dar uns 36 IBUs. O fermento usado foi o British Ale da White Labs.
As nozes e amêndoas aparecem discretamente no sabor, mas marcam presença. O sabor mais marcante foi o de café e tem também um leve tostado.
É isso. Aproveito então para deixar um Feliz Natal e Boas Festas ao amigo ! E eu vou brindar com essa minha Nut Brown Ale!!!
Mas não vou brindar sozinho, compartilharei com os amigos da Boca Maldita !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário