sábado, 10 de setembro de 2011

Doppelbock - O estilo do 7 Concurso Nacional - Piracicaba 2012.

      Nossa admiração pelos estilos Ales e Lagers a cada dia que passa ,  mais se consolida. Tanto é verdade que mesmo não tendo sucesso de  classificação entre as 5 melhores do Brasil no 6 Concurso Nacional de Cervejas Especiais- Florianópolis-Sc em junho de 2011 , já estamos trabalhando na receita do próximo concurso a ser realizado em Piracicaba em junho de 2012.
      Já dito por alguns de nossos amigos cervejeiros,  esta sem dúvida alguma está sendo a cerveja mais difícil e gratificante que  estamos tentando fazer .
      Trata-se de uma cerveja do estilo Doppelbock,  de cor rubi, bastante encorpada, alcoólica com seus 10%  ABV, onde o aspecto maltado se sobressai tanto no aroma quanto no sabor ( melanoidina, tostado, munich e chocolate), levemente frutada ao fundo e com amargor bastante para equilibrar a cerveja, sem no entanto competir com o maltado.

Segue abaixo alguns traços da nossa receita  que fizemos em  agosto/2011, sem é claro revelar o segredo final , afinal é a de Concurso...


Maltes
0 kg de Pílsen;
0 kg de Munich;
0 kg de Melanoidina;
0 kg de Weillermann
0 kg de Caraaroma.


Lúpulos
0 g de Hallertau Perle
0 g de Hallertau Tradition
0 g de Saaz 


Água (Mineral  ph 6,00)
0 litros de água primária + 0 litros de secundária


Fermento
Lager

Nos doze primeiros dias de fermentação mantivemos  a temperatura próxima dos 14º, a partir de quando a cada dia subia um grau, até chegar aos 17º. Daí purguamos o fermento passando em seguida a bebida pro tanque de maturação, onde ainda permaneceu por mais uma semana a 17º, quando então medimos a FG,  e comecamos  a baixar a temperatura, 1º por dia, até atingir -1º, temperatura em que permaneceu por mais 4 semanas. O perído de lagering foi tão extenso que a cerveja ficou límpida, quase como se tivesse sido filtrada, o que acarretou menos fermento indo para a garrafa e um maior período de tempo para carbonatação.. Pra concluir o processo, na hora de engarrafar fizemos  o primming com 8g de açucar cervejeiro por litro.

Aguardamos o sucesso dessa nova Craft Bier....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário