O Lúpulo é uma liana européia da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae. O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte, a cevada e o levedo, na fabricação de cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.
Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas subtropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado "aspargo de lúpulo"
Variedades
- Humulus lupulus var. lupulus. Europa, Ásia Ocidental.
- Humulus lupulus var. cordifolius. Ásia Oriental.
- Humulus lupulus var. lupuloides (sin. H. americanus). Região Oeste da América do Norte.
- Humulus lupulus var. neomexicanus. Região Leste da América do Norte.
- Humulus lupulus var. pubescens. Região Central da América do Norte.
Histórico
O primeiro campo de cultivo de lúpulo data de 736, em Hallertau região do país atualmente conhecido como Alemanha (que ainda hoje é o mais importante centro de produção, responsável por cerca de 25% da produção mundial), apesar da primeira citação do uso do lúpulo na fabricação de cerveja ter sido feita somente em 1067 por Hildegard of Bingen. O lúpulo foi introduzido nas cervejas da Inglaterra no início do século XVI, e, no caso dos Estados Unidos, tendo o cultivo começado em 1629, no estado de Washington.
Atualmente, os principais centros de produção do Reino Unido encontram-se em Kent (que produz o lúpulo Kent Golding), Worcestershire, e Washington state no caso dos Estados Unidos. Outras importantes áreas de cultivo incluem Bélgica, Alemanha, República Tcheca, Xinjiang (China), Tasmânia (Austrália), a região de Lublin (Polônia) e Chuvashia (Rússia). Nova Zelândia é referência na produção de lúpulo orgânico.
Produção
A produção mundial de lúpulo em 2010, de acordo com FAOSTAT foi a seguinte:
- Alemanha - 29.000 toneladas
- EUA - 26.180 toneladas
- China - 20.000 toneladas
- República Checa - 6.800 toneladas
- Polônia - 3.355 toneladas
- Austrália - 2.000 toneladas
- Coréia do Norte - 2.000 toneladas
- Argentina - 2.000 toneladas
- Eslovênia - 1.500 toneladas
- França - 1.400 toneladas
A produção mundial em 2010 foi de 102.216 toneladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário